“Projeto Bico Vermelho”. Paulo Travassos (Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)


O Projeto Bico Vermelho em prol da conservação da gralha-de-bico-vermelho(Pyrrhocorax pyrrhocorax) em Portugal. 
Travassos, P; Morinha, F.; Carvalho, D.; Barros, P.; Gomes,C.; Gonçalves, H.; Braz, L.; Bastos, R.; Santos, M.; Cabral, J. Laboratório de Ecologia aplicada (LEA). Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.






Paulo Travassos faz parte da equipa técnica do Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 2002,onde desenvolve trabalhos de inventariação e monitorização de recursos faunísticos. Tem participado em múltiplos trabalhos de ornitologia na área norte de Portugal, incluindo a participação em atlas e censos de aves como coordenador regional. Integra o grupo de estudo para a conservação da Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) em Portugal (Projecto Bico-vermelho LEA-UTAD/ICNF). Desde 2000 que colabora com diversas associações e instituições em acções de educação e sensibilização ambiental.

O Projecto Bico-Vermelho foi lançado em 2006 pelo Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA-UTAD), e pretende contribuir para um melhor conhecimento das populações da gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) em Portugal, de forma a potenciar a sua conservação adotando medidas que contribuam para o reforço dos núcleos reprodutores e viabilizem a manutenção da espécie no território Português.

O programa de monitorização da Gralha-de-bico-vermelho estende-se a todos os núcleos conhecidos, incluindo a Serra do Gerês (PNPG), a Serra do Barroso, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC) e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) contribuindo para um melhor conhecimento desta espécie ao nível da sua distribuição local, número de indivíduos, seleção de habitats de alimentação, repouso e nidificação, bem como dinâmica da ocupação dos abrigos, sucesso reprodutivo e ameaças à espécie.

Os objetivos definidos por este projeto centram-se no estudo e identificação de potenciais fatores naturais e antropogénicos com influência na dinâmica populacional e etologia da espécie em áreas afetadas por alterações estruturais, ao nível do solo e agro-pecuária. O projeto inclui ainda, o desenvolvimento de campanhas direcionadas para a recolha de dados que permitam o estudo desta espécie à luz de novas áreas de conhecimento, como a análise dos padrões genéticos e da condição fisiológica e sanitária das populações. A análise da informação obtida contará com ferramentas de modelação ecológica e geo-processamento, de forma a encontrar padrões emergentes da biologia, ecologia e distribuição desta espécie, bem como tendências futuras do seu estado de conservação em Portugal.


Paulo Travassos irá falar-nos no "Projecto Bico-Vermelho" no ArribAves 2014!

Comentários

  1. De outro Paulo Travassos (Brasil). Para outro Paulo Travassos (Portugal). Isso e fantástico

    ResponderEliminar
  2. De outro Paulo Travassos (Brasil). Para outro Paulo Travassos (Portugal). Isso e fantástico

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares