ArribAves dias intensos no coração do PNDI

Nos passados dias 24 a 26 de Junho decorreu no Parque Natural do Douro Internacional o ArribAves'16. As aldeias anfitriãs, Urrós e Bemposta, puderam conhecer mais de perto os apaixonados pela natureza e pelas aves, assim como aquilo que nos move. 



O ArribAves'16 começou de "Olhos nas aves", actividade promovida pelos nossos parceiros SPEA e Palombar. Para além disso, ocorreu uma visita ao Museu Rural de Urrós






Já ao final da tarde, no largo da Capela de S. Sebastião, teve inicio a Churrascada convívio, seguida da intervenção de representantes do Parque Natural do Douro Internacional e do Parque Natural Arribas do Douro - Conversa Transfronteiriça. Com grande partilha de opiniões, ideias e dúvidas, a população da aldeia participou activamente nesta conversa. O nosso objectivo de aproximar a comunidade local ao ArribAves e ao trabalho dos Parques e Associações na protecção e promoção deste território foi alcançado.  A animação também não faltou e para ajudar à festa tivemos a actuação dos Gaiteiros "Os Roleses".





No sábado o dia começou com grande expectativa, com ponto de Encontro no Solar dos Marcos, os grupos dividiram-se e seguiram em busca de observar as mais belas aves e explorar os território das arribas e do planalto, sempre na companhia dos maiores e mais simpáticos especialistas na área. 





 A paisagem é de tirar o fôlego e as aves colocam sorrisos nas caras de todos, é impossível visitar esta região e não ficar maravilhado, num êxtase em que não restam duvidas da importância que tem a nossa ligação com a natureza no seu estado mais puro. Já ao almoço, no Solar dos Marcos, trocam-se gargalhadas, fala-se entusiasta-mente daquela que foi a manhã no campo e degustam-se fantásticos petiscos da cozinheira D. Filomena.







Após o saboroso almoço é altura de saber mais sobre o que se faz sobre a conservação destes seres que nos movem em sua busca de binóculos e livros nas mãos. Dá-se inicio à Sessão de Palestras, fica a conhecer-se melhor o projecto LIFE RUPIS pelas entidades envolvidas - SPEA, Palombar e ATN; sem mais demoras deixamos que João Cosme nos encante com o seu magnífico trabalho fotográfico com o projecto denominado "Rios de Montanha, nos domínios do Melro-d'água". No final é tempo de voltar para o campo, conhecer novas paisagens e quem sabe observar novas espécies. Paralelamente junto à Escola Primária da aldeia de Bemposta a SPEA incentiva os mais pequenos a ficarem de "Olhos nas Aves". 


Domingo, o último dia, é dia de workshops, entre "Passeio de Barco", a "Anilhagem Cientifica de Aves" e "Identificação de Aves pela Audição" não houve quem fica-se descontente. O cansaço contudo já se sentia e antes do almoço é tempo de relaxar no jardim à sombra das árvores e ao som dos cantares dos passarinhos. Pela tarde ainda houve energia para mais duas intervenções, pela Palombar ficamos a saber mais sobre "Infra-estruturas para a conservação da natureza" e por Paulo Cortez do IPB, tocou-se em pontos mais sensíveis à opinião publica no âmbito da "Captura de Aves".


ArribAves, natureza, cultura e gastronomia - dias intensos no coração do Parque Natural das Arribas do Douro, cheios de partilha de experiências, ricos em observação de aves e plenos em divertimento. 

Resta à organização do ArribAves agradecer a todos os envolvidos, participantes, parceiros e patrocinadores que tornam possível e contribuem para que o ArribAves, seja como é, e se realize e continue a realizar.

Organização 

Cooperativa RUPESTRIS

PARCEIROS

Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) 
Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) 
Parque Natural Arribas do Douro (PNAD) 
Câmara Municipal de Mogadouro 
Junta de Freguesia de Bemposta 
Junta de Freguesia de Urrós 
Solar dos Marcos 
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) 
Life RUPIS
Palombar
Associação Transumância e Natureza (ATN)  
Oriolus Ambiente e Ecoturismo
Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA)
Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), 
Núcleo de Estudo e Protecção do Ambiente (NEPA) 

PATROCINADORES
 
Intermache
 O Mercadinho Sendinês
 Salnor
 Gramas de chá
 Padaria Caramonico
 Queijaria do Planalto
 Frutas Vanessa
 Montes Ermos 

Comentários

Mensagens populares