Workshops ArribAves'17



Os Workshops realizam-se no dia 2 de Julho, domingo.

W1: Passeio de Barco Bemposta – Picote (Naturisnor) 



O passeio de barco entre Bemposta - Picote é uma oportunidade única de observar a avifauna das arribas do douro e a sua paisagem de uma perspectiva completamente diferente. O passeio de barco (aprox. 2h30) realiza-se num troço do rio douro que estabelece a fronteira entre Portugal e Espanha, e que se caracteriza pelas suas imponentes arribas que atingem, em alguns pontos, mais de 200m de altura.

Ao longo do percurso podem ser observadas a fauna e a flora do Parque Natural do Douro Internacional, com destaque para a águia-real (Aquila chrysaetos), o abutre-do-egipto (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a cegonha-preta (Ciconia nigra).

Ponto de encontro: 8:30h no Douro Natura
Número máximo de participantes: 12
Vagas actuais: 5



W2: Identificação de aves pela audição (Paulo Travassos, LEA, UTAD)



Foto © Ana Morais 

Paulo Travassos faz parte da equipa técnica do Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 2002,onde desenvolve trabalhos de inventariação e monitorização de recursos faunísticos. Tem participado em múltiplos trabalhos de ornitologia na área norte de Portugal, incluindo a participação em atlas e censos de aves como coordenador regional. Integra o grupo de estudo para a conservação da Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) em Portugal (Projecto Bico-vermelho LEA-UTAD/ICNF). Desde 2000 que colabora com diversas associações e instituições em acções de educação e sensibilização ambiental, como por exemplo com a Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves.

Enorme entusiasta e gigante em sabedoria sobre aves, teremos a oportunidade de aprender com este especialista sobre "Identificação de aves pela audição" num workshop que decorrerá na aldeia de Urrós, Mogadouro (Parque Natural do Douro Internacional).

Ponto de encontro: 8.30h no Douro Natura
Número máximo de participantes: 8
Vagas actuais: 7


W3: Observação de Aves no Castelo de Fermoselle (Paco Robles) & Passeio Histórico em Fermoselle (Júlia Garcia)



http://www.fermoselle.es/

Fermoselle é uma típica aldeia, situada numa paisagem de encostas íngremes e considerada a capital das Arribas do Douro; foi declarado Monumento Histórico - Artístico em 1974. O Castelo de Fermoselle também conhecido como Castelo de Dona Urraca, localiza-se perto da Plaza Mayor, é um miradouro fantástico com vistas para o douro e terras lusitanas. Durante o passeio histórico por Fermoselle poderá deslumbrar-se com a arquitectura muito típica e as paisagens envolventes, culminando a visita na "Casa del Parque", localizada no Convento de S. Francisco, um espaço que convida a ser descoberto.

Ponto de encontro: 8.15h no Douro Natura
Número máximo de participantes: 12
Vagas actuais: 6



W4: Anilhagem científica de aves (GVC - Anilhagem Científica)


Foto © Bruna Romba

A Anilhagem Científica é um método de investigação que se baseia na marcação individual das aves, qualquer pessoa que pretenda vir a ser um anilhador deverá passar por um período de formação, durante o qual aprenderá a capturar e anilhar aves de modo correcto e seguro. Em Portugal a maior parte dos anilhadores encontra-se localizada na região litoral, estando dificultada a formação a futuros anilhadores situados em regiões do interior.
No ArribAves'17, o Grupo de Anilhadores GVC, irá partilhar a sua experiência num Workshop sobre a temática, o qual contará com uma forte componente prática.


Ponto de encontro: 8.15h no Douro Natura
Número máximo de participantes: 15
Vagas actuais: 8


Inscrição isolada nos workshops em : https://goo.gl/forms/CtLkfPR2cJIymPVz2

Inscrição no ArribAves'17: https://goo.gl/forms/c6RuRqa1S0akEmIg1

+ info: arribaves@gmail.com



ARRIBAVES

Natureza | Cultura | Gastronomia 

Comentários

Mensagens populares