OFICINAS ARRIBAVES'19


OFICINAS ARRIBAVES | DOMINGO | 8 DE SETEMBRO


W1: PASSEIO DE BARCO PELAS ARRIBAS DO DOURO
(NATURISNOR)

Foto © Jorge Baptista 
O passeio de barco entre Bemposta - Picote é uma oportunidade única de observar a avifauna das arribas do douro e a sua paisagem de uma perspectiva completamente diferente. O passeio de barco (aprox. 2h30) realiza-se num troço do rio douro que estabelece a fronteira entre Portugal e Espanha, e que se caracteriza pelas suas imponentes arribas que atingem, em alguns pontos, mais de 200m de altura.

Ponto de encontro: 9h na Junta de Freguesia de Urrós
Número máximo de participantes: 12
Número de vagas:0


W2: PASSEIO HISTÓRICO EM FERMOSELLE
(CASA DE LAS ARRIBES, PNAD; CASTELO DE FERMOSELLE)
Observação de Aves no Castelo de Fermoselle (Paco Robles)
& Passeio Histórico em Fermoselle (Júlia Garcia)

Foto © Jorge Baptista 

Fermoselle é uma típica aldeia, situada numa paisagem de encostas íngremes e considerada a capital das Arribas do Douro - declarado Monumento Histórico - Artístico em 1974. O Castelo de Fermoselle também conhecido como Castelo de Dona Urraca, localiza-se perto da Plaza Mayor, é um miradouro fantástico com vistas para o douro e terras lusitanas. Durante o passeio histórico por Fermoselle poderá deslumbrar-se com a arquitectura muito típica e as paisagens envolventes, culminando a visita na "Casa del Parque", localizada no Convento de S. Francisco, um espaço que convida a ser descoberto.

Ponto de encontro: 9h na Junta de Freguesia de Urrós
Número máximo de participantes: 15
Número de vagas: 2

W3: IDENTIFICAÇÃO DE AVES PELA AUDIÇÃO E VISITA ÀS BODEGAS
(PAULO TRAVASSOS, LEA/UTAD)

Foto © Carlos Cavaco




Paulo Travassos faz parte da equipa técnica do Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 2002,onde desenvolve trabalhos de inventariação e monitorização de recursos faunísticos. Desde 2000 que colabora com diversas associações e instituições em acções de educação e sensibilização ambiental. Nesta oficina terá a oportunidade de aprender com este especialista sobre "Identificação de aves pela audição" numa oficina que decorrerá na aldeia de Urrós, Mogadouro (Parque Natural do Douro Internacional) – incluindo a visita às Bodegas, património histórico e arquitectónico da região.

Ponto de encontro: 8h30 na Junta de Freguesia de Urrós
Número máximo de participantes: 10
Número de vagas: 6

W4: ABRIGOS FOTOGRÁFICOS PARA AVES – INCLUI VISITA
(JOSÉ JAMBAS, ORIOLUS ECOTURISMO)
Foto © ORIOLUS ECOTURISMO


Oriolus Ambiente e Ecoturismo Lda, empresa dedicada a estudos ambientais e ao ecoturismo, surge em 2006 para dar a conhecer o vasto património Natural e Cultural do nordeste transmontano, com especial relevância no birdwatching, observação de fauna e fotografia de natureza.  Nesta oficina poderá conhecer os abrigos da Oriolus Ambiente e Ecoturismo Lda, todo o processo e todas as componentes técnicas a ter em conta na sua construção.
  


Ponto de encontro: 9h na Junta de Freguesia de Urrós
Número máximo de participantes: 10

Número de vagas: 5










ArribAves'19 - 6, 7 e 8 de Setembro
Parque Natural do Douro Internacional

+ info: arribaves@gmail.com



Comentários

Mensagens populares